25 de agosto de 2010

O Mundo Está Lá Fora?







O mundo está lá fora, O mundo era uma árvore do lado de fora da janela; A Lua é igualzinha ao mundo, um espelho da Terra Eu vi o mundo pelos olhos de um cão, que se fecharam ao tocar o mundo Virou a espera interminável de um dia que nunca veio Eu vi o mundo no som da canção Que sons tem o mundo? Tem o arranhar dos galhos na janela O tilintar dos vidros na cozinha E vi que o mundo tremia em algum lugar Que não era o meu E que morria um mundo que havia além do mundo Eu vi um mundo sem espelho; E recebi mensagens do espelho do mundo Vi o mundo que nascia; E ia... ia.... Gira... gira... mundo Nas voltas da motoca no salão vazio Sobe e desce e volta o mundo No range, range do balanço No mastigar das primeiras palavras No tesouro escondido na caverna da escada Onde se esconde o mundo?

Olá!
Sei que tenho andado mais do que ausênte deste blog, e para meus amigos de outros meios também, mas o principal motivo para isso tem haver com o texto acima.
Hoje a noite será minha colação de grau e finalmente estarei oficialmente formada em Artes Plásticas no Instituto Federal do Ceará (IFCE). Vocês não sabem o quanto isso me deixa feliz e como abre possibilidades!
O texto e as imagens acima fazem parte do meu trabalho de conclusão de curso. O objetivo era trabalhar as minhas primeiras memórias de infancia e as primeiras coisas que eu conseguia lembrar atravez do texto, da ilustração e da memória dos objetos transformados em objetos de arte.
Inicialmente o projeto é que fosse um livro ilustrado para o texto acima, usando objetos que remetessem a tais memórias, seguindo uma linha que começou com o primeiro livro que ilustrei "O Amor Menino", mas chegou a um ponto que a interação com esses objetos e o plano quadrado do papel se fez desnecessária e parti para a tridimensionalidade de fato, com o minimo de redundancias possiveis.
O resultado pode ser conferido na exposição Ponto de partida, que fica em cartaz até 4 de setembro no centro de referência do professor.

Preciso dizer a vocês o quanto fazer esse curso, e talvez até demorar a terminá-lo,foi significativo no meu desenvolviment como artista. Fazê-lo me permitiu trabalhar no MAC e conhecer artistas e colegas maravilhosos, me possibilitou ministrar aulas durante quatro anos e conhecer meus alunos que mais do que isso são meus amigos, e finalmente me possibilitou a produção do projeto Draco (do qual pretendo falar mais sobre ele nas próximas semanas)e abrir as portas para a minha profissão de ilustradora e artista.
Muito obrigada a todos que fizeram parte desse período e dessas descobertas.
Coloco a seguir os agradecimentos que estão na minha monografia para que sejam conhecidos publicamente.
Até mais!

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a meus pais, por seu esforço em entender e apoiar minhas escolhas. Sem seu apoio e suporte diário, seria impossível chegar até aqui. Sem eles também não existiria o mundo das lembranças recriado neste trabalho.
Ao professor Gilberto Machado, por sua paciência e seus esclarecimentos.
A Daniel Diaz e Kelsen Bravos, por me presentearem com a possibilidade de fazer lindos trabalhos em ilustração para literatura infantil.
A meus colegas de curso, pelas conversas divertidas, os desenhos e os problemas divididos.
Ao Ciumário, nosso assistente de coordenação, o braço direito de todos, por ser a pessoa que resolve os problemas.
Aos professores e a todos os desafios impostos para que fossem superados.
A meus amigos e companheiros de trabalho que acompanharam de perto meu trabalho e meu desenvolvimento como artista.
A Járed Domício e Dodora Guimarães, por seus pontos de vista mais experientes.
Ao Saulo, por me lembrar o que é realmente importante e me ensinar um pouco mais sobre equilíbrio.
A meus alunos por sua confiança e amizade e por me ensinarem o que é aprender junto.
A Micael, Ingrid, Estefany e Wirley, meus pequenos criadores de mundo.
A meus avós, meu irmão,cunhada, tios e tias. Por sermos uma família com toda a diversidade necessária.

5 comentários:

  1. Parabéns, Nathália. te vejo mais tarde.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Nathália, vc é uma grande artista

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo Nat, parabéns pelo seu trabalho. Você tem muito talento, vamos seguindo nas nossas parcerias. Grande abraço ilustrado!

    ResponderExcluir
  4. É isso Aí Nathalia! Sucesso e firme em frente! :D

    O que precisar do seu amiguinho aqui, estamos aí juntos na caminhada.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Nathalia, voce tem uma sensibilidade rara, talento literario e pictorico e pelo que ouco dizer, adadiva de musica. Muito boa sorte e sucesso no seu trabalho.

    ResponderExcluir

Eu preciso ouviloooo...