2 de março de 2011

Barra do Ceará





Para quem não sabia, e para quem não conhece, aqui em Fortaleza eu moro na Barra do Ceará, sou da periferia, do berço da cidade desde que nasci. Meu pai é pescador, e era comerciante, minha mãe professora de escola pública e sempre moramos aqui, só mudamos de um lado pro outro da rua.
Bom, essa semana, um querido amigo que trabalha na tv O Povo fez um desafio:
Inspirado no projeto 48 Barrios, a tv entrou em contato com alguns ilustradores da cidade para cada um retratar o bairro onde vive e eu tinha que fazer isso com o meu.
Topei a idéia na hora, por quê, além da oportunidade de mostrar o meu trabalho, estou de pensar que a população do meu bairro só se veja nos programas policiais, ao lado dos mortos e dos apresentadores/aproveitadores/políticos.
Mas claro que não foi fácil. E como não foi! Pra ser sincera, não estou satisfeita com o resultado ainda. A imagem ainda não traduz tudo que quero dizer.
Não diz que a Barra do Ceará que vejo da minha janela é um grande peixe laranja com escamas de telhados que não param de crescer em toda parte. Que a voz da barra são os gritos dos meninos correndo e gritando na rua em dias de chuva, que o mar está lá, como uma velha menina, escondido atrás de todas as telhas e tijolos, lindo, sorrindo, esperando. Que a barra são os meninos fumando pedra no trapiche, e as menininhas a noite, a boca de batom na beira do rio e do mangue sujo e lindo. A Barra é meu pai indo pro mar num fim de tarde ou num começo de manhã, indo pro mar como quem volta pra casa.
Eu e minha tendência a ser dramática XD
Ai estão as imagens.
Nelas aparecem mesclados a antiga cortina da minha casa que também já foi usada em outros trabalhos, as sianinhas nos cabelos da menina e uma fotografia de um dos azulejos da casa onde eu morava no começo da infância, coisas que também usei na série de objetos "O mundo está lá fora...", além do desenho feito com sanguínea e aquarela.

7 comentários:

  1. Que lindo, Naty! Que ótimo exemplo de vida-arte-vida. =D

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Nathália! Gosto também da menina com cara de gravura medieval, traz um aspecto de memória, de passagem do tempo...
    E sobre as imagens fotográficas retrabalhadas, nem se fala, ficaram ótimas! :D

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo lindo trabalho. Fiquei emocionada com sua postagem!!

    ResponderExcluir
  4. Sou sua fã!! bjs
    Fátima!!

    ResponderExcluir
  5. Poderia falar de uma baleia que rodeava sua casa. rs

    ResponderExcluir
  6. Olhaê! Nem tinha visto ainda. Vale um caminhão carregado de churros e jujubas!!!

    ResponderExcluir
  7. Muito legal, Nat. Amei, especialmente a paleta de cores, bela harmonia!

    ResponderExcluir

Eu preciso ouviloooo...